Cadeirão de tecido reutilizado, primeiro prémio em concurso de design sustentável

Há pouco tempo publicámos um post sobre cadeiras e cadeirões feitos com materiais reciclados. Hoje, apresentamos uma nova proposta fabricada exclusivamente com tecidos reciclados.

Trata-se de um modelo proposto pela designer Maria Westerberg, vencedor do primeiro prémio da edição 2011 do concurso Green Furniture Award, na Suécia. De um total de 62 propostas verdes que participaram na competição, este cadeirão obteve a maior menção e agora será produzido pela empresa sueca organizadora do evento.

Segundo o júri, além de ser uma interessante proposta de design sustentável, este cadeirão tem a particularidade de transmitir um significado histórico e sentimental, pois o material têxtil com que é feito pode conter peças importantes da vida de cada pessoa, como é o caso da camisa de um amigo, as cortinas da avó ou o vestido da mãe.

Neste sentido, para o júri o cadeirão de tecido é uma sinfonia de cores que permite transmitir as tendências de cada época, além de reflectir que algo normalmente considerado como inútil se pode converter num objecto de grande valor para o lar.

Se a sua roupa já não tem uso e não sabe o que fazer com ela, talvez deva pensar melhor antes de a deitar para o lixo. Talvez seja material com o qual possa fazer as suas próprias criações, para além de contar um pouco da sua historia pessoal.

Deixe o seu comentário