Cabines de telefone como pontos de carga para veículos eléctricos

Muitos dos elementos de mobiliário urbano das nossas cidades estão a tornar-se obsoletos com as mudanças nas tecnologias e nos costumes. Um exemplo são as cabines telefónicas que poderão ter uma nova função: pontos de carga para veículos eléctricos.


Temos um exemplo aqui mesmo ao lado, em Espanha, onde a primeira cabine deste tipo está localizada no Distrito C, em Madrid, junto à sede da companhia de telecomunicações Telefónica. Para a poder utilizar precisa dispor de um cartão pré-pago “Zero Emissões” entregue pela Câmara Municipal de Madrid de forma gratuita.

Gradualmente, após a primeira cabine demonstrar a viabilidade técnica do projecto e a sua viabilidade comercial, estas cabines poderão ser instaladas em outras áreas metropolitanas.

A Endesa e a Telefónica pretendem com esta medida promover a mobilidade sustentável, facilitando e viabilizando a recarga de veículos eléctricos na rua. A utilização de cartões pré-pagos deve-se à necessidade de obter informação sobre os usos e consumos.

A extensão de pontos de carga por toda a Espanha, através das típicas cabines telefónicas será um passo para a popularização dos veículos eléctricos e para converter o acto da recarga num hábito diário ao alcance de todos e dentro das cidades.

As energias renováveis, a poupança e a eficiência energética podem assim contribuir para ajudar a reduzir as emissões de CO2 e travar as mudanças climáticas.

Um bom exemplo para os portugueses, e para uma reconversão das cabines telefónicas, que com o uso dos telemóveis, se têm tornado quase obsoletas, permitindo assim haver por todo o país pontos de carga para os veículos eléctricos, o que finalmente permitiria levar os carros eléctricos a todo o país e não apenas às grandes urbes. Esperemos que os nossos governantes vejam estes exemplos.

Deixe o seu comentário