Bicicletas ecológicas de bambu

Como é sabido, as bicicletas são amigas do meio ambiente porque não emitem qualquer tipo de gases poluentes, mas para além disso a sua própria construção também pode ser ecológica.

Veja-se o exemplo das bicicletas construídas por Nicolas Masuelli, um estudante de engenharia na Universidade Nacional de Rosario, na Argentina.

As bicicletas construídas por este estudante são chamadas de Bambucicletas, um modelo de veículo que como indica o seu nome, é feito à base de bambu.

bicicleta de bambu

O modelo foi desenhado pelo futuro engenheiro há já seis anos, “quando se encontrava a estudar a cana de bambu como material de construção ecológico”, informou o site Noticias de empresas.

A sua inspiração para construir a Bambubicleta foi uma bicicleta cujo quadro era construído com bambu. Esta, por sua vez, era o resultado dos estudos feitos por um engenheiro da Eslováquia, que conseguir construir com sucesso uma bicicleta que usava para além deste material ecológico, fibra de carbono para as uniões.

A bicicleta de Masuelli foi aprovada pelo Instituto Nacional de Tecnologia Industrial argentino para uso público. Tem como vantagens, ter um bom amortecimento, graças às propriedades da madeira da cana de bambu e uma flexibilidade que proporciona deslocações suaves.

Este estudante de 29 anos já criou vários modelos da Bambubicicleta: uma pensada para passeios e outra para caminhos mais difíceis são alguns deles.

Masuelli instalou as suas oficinas em Alvear, onde vende umas 10 bicicletas por mês, tendo a procura vindo a crescer de dia para dia.

Deixe o seu comentário