Benefícios das árvores nas cidades

beneficios das arvoresAs árvores nas cidades são um valioso recurso ambiental com imensas vantagens e benefícios. Quer seja na forma de pequenos bosques, em parques, jardins ou ao longos das ruas, as árvores ajudam a purificar o ar, a reduzir o ruído, o consumo energético, a melhorar a paisagem urbana e a qualidade de vida dos seus habitantes.

Como elementos chave dos espaços verdes nas cidades, são parte de um mobiliário urbano vivo e que é necessário preservar e reivindicar. Mas e por muito que embelezem as cidades, são mais do que um simples elemento decorativo, uma vez que são uma ajuda inestimável na luta diária pela sobrevivência na selva urbana.

 

Benefícios para a saúde

Cuidar da nossa saúde é um dos principais benefícios que nos são dados pelas árvores. Por um lado, produzem oxigénio e reduzem a contaminação ao absorver o CO2, ajudando assim a combater as alterações climáticas. Por outro lado, e além de ajudarem a capturar o carbono, as folhas captam partículas tóxicas suspensas no ar. Para termos uma pequena ideia da sua capacidade de limpeza, uma única árvore pode absorver num dia os fumos poluentes emitidos por uma centena de carros.

Os seus efeitos positivos na saúde também incluem a capacidade de reduzir a poluição acústica, assim como um efeito regulador da temperatura graças à emissão de vapor de água e, nos meses de estio, têm um efeito refrescante quando estamos sob a sua folhagem fresca. Também regulam o clima ao seu redor, ajudando-nos a suportar o frio e o calor, tanto dentro como fora de casa.

arvores na cidade

Cidades mais habitáveis

A qualidade do ar que as arvores nos proporcionam, traduz-se num habitat mais saudável, onde é mais fácil aliviar as pressões diárias, melhorar a capacidade de concentração e reduzir o stress.

Ir até uma zona verde é como entrar num mundo à parte de bem-estar a nível físico e mental, mas não só, porque para além das áreas arborizadas, as árvores plantados em fila ou ao lado das estradas ajudam os transeuntes a sentir-se melhor e os condutores a concentrarem-se mais.

Poder ver árvores a partir de uma janela ou de uma varanda também nos ajuda a sentirmo-nos num meio ambiente mais habitável e amigável. A paisagem urbana tem uma influência a todos os níveis, desde casa, desde o escritório ou em qualquer outro sítio, como por exemplo um quarto de hospital. De acordo com um estudo que se centrou no meio hospitalar, os pacientes internados em quartos com vista para árvores no exterior a partir da cama costumam passar em média menos tempo no hospital do que os restantes pacientes.

Segundo outros estudos, as árvores podem também ajudar a combater o crime, pois ajudam a melhorar a convivência, e consequentemente os comportamentos violentos de forma indirecta. Algumas investigações levadas a cabo nos Estados Unidos concluíram que as paisagens urbanas verdes ajudam a controlar tanto a sensação de medo como de violência, verificando-se curiosamente que os bairros com mais zonas verdes têm menores taxas de delinquência.

 

Benefício ambiental e poupança de energia

O simples facto de existirem árvores também é uma vantagem na drenagem das águas da chuva ou para minimizar a erosão do solo. Desta forma, poupa-se nos sistemas de drenagem, nos trabalhos de manutenção e torna os sistemas de esgotos mais eficientes.

Tal como acontece em relação aos jardins verticais nas fachadas ou nos telhados verdes, as árvores plantadas de forma estratégica em volta dos edifícios podem reduzir as necessidades de climatização durante todo o ano, com uma poupança energética na ordem dos 50 por cento.

Deixe o seu comentário