Aquecedor solar caseiro feito de latas

aquecedor solar caseiro

 Fotos: EcoCosas.

Já alguma vez pensou que poderia poupar na conta da electricidade e do gás usando latas? Se a sua resposta é “não”, ler este artigo poderá dar-lhe uma nova perspectiva sobre o aquecimento do seu lar.

Navegando pelo site EcoCosas encontramos uma alternativa curioso para apoiar os sistemas de aquecimento como os que existem em nossa casa. Trata-se de um aquecedor solar feito com latas de alumínio.

A ideia base desta invenção é que o dito material capte o calor produzido pelos raios solares. O calor propaga-se graças à acção do ar que circula no interior das latas.

Vamos ver como funciona.

Em primeiro lugar, é necessário formar várias colunas com as latas. Para o efeito, deve-se perfurar as mesmas na base para de seguida as unir com silicone resistente a altas temperaturas.

aquecedor solar caseiroPara melhorar o desempenho, pintam-se as latas de negro.

O passo seguinte é instalar as colunas de latas numa caixa de madeira (pintada previamente de branco) onde há que deixar uma camara em ambos os extremos para permitir a entrada e saída do ar.

Nos extremos da caixa, nos quais se deixou o espaço indicado, é preciso fazer perfurações que fiquem na diagonal para favorecer o fluxo de ar no sistema.

Finalmente, coloca-se uma chapa de plexiglass (policarbonato ou acrílico) na parte frontal da caixa que servirá para isolar o aquecedor e aumentar o poder dos raios solares. Também as câmaras nos extremos se devem preencher com madeira ou contraplacado pintado também de negro.

Para completar o processo, deve-se utilizar um pequeno ventilador que impulsione ar para o aquecedor. Este devolverá então o ar mas já aquecido.

E você seria capaz de construir uma coisa destas em sua casa?

Comentários (2)

  1. Rafael Aquecedores Março 15, 2012
  2. FIlipe Sobral Fevereiro 18, 2013

Deixe o seu comentário