Anticoncepcional masculino

Os investigadores Paul Dayton e James Tsuruta, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, estão a realizar um estudo que demonstra que os ultra-sons aplicados nos testículos inibem o fabrico de espermatozóides de um modo seguro para a população masculina.
Os antigos egípcios foram os primeiros a recorrer ao calor para contrariar a acção fertilizadora dos espermatozóides. Faziam-no com pedras quentes sobre os testículos. Com a mesma ideia e com métodos menos rudimentares hoje investiga-se no sentido de encontrar um método anticonceptivo seguro e eficaz.
A tecnologia utilizada no projecto actual, com ondas de som ultra-curtas, é similar aos dispositivos médicos utilizados para tratar lesões desportivas.
Os cientistas norte-americanos acreditam que basta uma sessão de dez minutos a cada seis meses para obter o efeito desejado.
A Fundação Bill&Melinda Gates parece também acreditar na investigação, já que doou cem mil dólares para o projecto por o considerar uma inovação importante na saúde.
Dayton e Tsuruta já demonstraram que podem reduzir o esperma testicular recorrendo a ondas de ultra-som utilizadas pelos fisioterapeutas. Quando os testículos terminam de produzir espermatozóides e todas as reservas foram reduzidas ao mínimo, é impossível haver capacidade para conceber.
Reversibilidade e eficácia
O projecto deve então mostrar se é eficaz e seguro. O problema agora é a quantidade. Grandes doses de ultra-sons podem causar esterilidade irreversível.
James Tsuruta, investigador
“O nosso objectivo é demonstrar que é um método económico, eficaz a longo prazos, reversível e adequado para usar nos países desenvolvidos”, afirmou Tsuruta, o investigador principal.
O efeito do calor na fertilidade já foi estudado com vários métodos. Alguns deles até caseiros e rudimentares, como a simples imersão em água quente. Submeter-se a um banho com água a 46 graus de temperatura reduz a fertilidade masculina. Se esta operação se repetir todos os dias durante três semanas seria, supostamente, um anticonceptivo eficaz.
Aliás, em situações de perigo ou frio, os testículos retraem-se de forma natural, ou seja elevam a sua temperatura o que diminui a fertilidade.

Deixe o seu comentário