A horta no Outono

A horta no Outono. O final do verão não tem de significar o final da nossa horta. Por isso convido a considerar que existem vários produtos hortícolas que até crescem melhor no outono, existindo mesmo algumas vantagens no seu cultivo nesta época ao invés do Verão.

Por exemplo, é um facto que agora existem menos insectos, tal como existe mais chuva e consequentemente a necessidade de menos regas, além de ainda existirem temperaturas agradáveis que “convidam” as sementes a germinar com facilidade. O Outono ainda não chegou, de modos que ainda está a tempo de semear neste final de Verão, para que o crescimento se produza no Outono.

hortaComo primeiro ponto a ter em consideração é de referir que a abundância de uma horta de Verão pode tornar-se num caos no Outono. Porquê? Porque ainda existem restos que não foram colhidos ou que ficaram em mau estado depois do sol intenso do Verão, tomates caídos, etc, etc. Pelo que a primeira coisa a fazer é… a limpeza!

Por outro lado, seguramente que o solo vai estar duro, devido à ausência de chuva ou devido à evaporação intensa do que choveu. Então, antes de plantar, é necessário arejar e enriquecer o solo, pelo que sugiro adicionar estrume para que a terra consiga recuperar a sua textura e os nutrientes necessários para que consigamos semear e que as plantas cresçam saudáveis e com vigor.

Por último: semear. Escolha quanto antes o que deseja plantar e ponha mãos à obra; será um prazer consumir verduras e hortaliças da sua própria colheita, não duvide.

Deixe o seu comentário