A energia solar

Um dos temas com maior destaque aqui é o das Energias Renováveis: inovação, tipologia, aplicação na vida quotidiana… Nesta ocasião queremos aprofundar mais um pouco sobre uma das energias mais implantadas no nosso país devido à nossa situação geográfica: a Energia Solar.


A energia solar é transmitida para a Terra através do espaço. Fá-lo na forma de partículas de energia, os chamadas fotões e radiações. A energia solar pode ser captada e transformada em calor ou electricidade através de sensores próprios.

Entre outros usos múltiplos, a energia solar é utilizada para produzir água quente, aquecimento de piscinas e casas, embora até agora o número de casas que têm energia solar seja limitada. No entanto, os governos de vários países assim como as empresas privadas estão cada vez mais empenhados em promover a utilização da energia solar.

É uma energia renovável que, contrariamente às ideias convencionais, pode ser usado em quase todos os países do mundo. O interesse na energia solar é baseada na quantidade de luz procedente do sol por m2 e pela duração da sua utilização (por exemplo, longos períodos de aquecimento). Portanto, a energia solar torna-se interessante e as empresas tentam desenvolver mais aplicações. A utilização da energia solar não polui a atmosfera e para a produção de água quente e aquecimento, os custos de instalação não são demasiado elevados.

A única precaução a ser tomada em consideração no que diz respeito à energia solar é que durante a noite, como é lógico, não há nenhuma fonte de energia e, portanto, o ideal será ter sistemas de reserva de energia.

Deixe o seu comentário