A cor na fotografia

A cor sempre foi algo que nos chamou a atenção. Já foi estudada pelos grandes artistas que, com ela, procuraram dotar as suas obras de um significado mais além do que se pode apreciar à primeira vista.

Todas as cores têm um significado ou uma interpretação no campo da psicologia, e isso, é algo que qualquer bom fotógrafo não esquece na hora de fotografar.

As cores quentes, como o vermelho, laranja ou amarelo, reflectem intensidade, força… enquanto que os frios transmitem tranquilidade e calma. A combinação destes cria contrastes ou harmonia, mas em qualquer um dos casos busca chamar a atenção do olho, atrair e copiar a beleza. Qualquer que seja a cor que se use pode-se causar um efeito na percepção, num momento onde a subjectividade entra a formar parte da fotografia

Por estes motivos, a cor não é uma coisa que não se deva ter em conta na hora de disparar a câmara, pois converte-se em algo mais que um recurso para transmitir algo. Por isso, quando vamos fotografar, não nos esqueçamos da cor e de tudo o que está por detrás.

Fotografias de ishrona, ahisgett, ManojVasanth e Luza

Deixe o seu comentário