5 Surpreendentes gadgets sustentáveis

5-500x375Foto: Yankodesign

 

Durante os últimos anos alguns inventos engenhosos conseguiram proporcionar energia eléctrica através de situações da vida quotidiana, como balancear-se numa cadeira, usar o rato do computador ou uma simples caminhada. A partir do movimento ou do calor, estes dispositivos geram energia renovável e juntam-se à luta pela diminuição do uso indiscriminado dos recursos naturais de uma forma muito criativa.

 

De seguida apresentamos a nossa selecção dos cinco gadgets mais originais:

 

A cadeira Murakami

Esta cadeira foi criada pelo desenhador norte-americano Rochus Jacob. Através do simples movimento de balancear, este objecto de design consegue produzir energia. A energia eléctrica é depois conduzida até uma lâmpada de leitura OLED (de baixo consumo) incorporada na parte superior das costas.

A tecnologia que permite esta elegante e sustentável criação chama-se Nano-dínamo. O modelo venceu vários prémios internacionais, entre os quais, o German Desing Award em 2011 e o IIDA Designboom Green Life em 2009.

cadeira Murakami

Rato sem fios: RUI YUE N91

Este rato criado pela empresa chinesa Bondidea pode ser carregado através de duas fontes de energia: um pequeno painel solar e uma pilha AAA, a qual pode durar vários anos quando intercalada com o uso de energia solar suficiente.

Rato sem fios: RUI YUE N91Foto: Bondidea

Rato sem fios: RUI YUE N91Foto: Eco Expoon Line

Como a maior parte do tempo a fonte de energia solar está tapada pela mão do utilizador, é importante carregar o dispositivo quando não está a ser usado. À parte deste pormenor, é uma excelente ideia para poupar as pilhas usadas pelos milhares de ratos sem fios que se usam diariamente.

 

Window Socket

Os desenhadores Kyuho Song & Boa Oh idealizaram uma autêntica tomada solar. Quando colocada numa janela (à qual adere através de uma ventosa) armazena a energia solar na sua bateria interna e permite carregar pequenos e médios dispositivos electrónicos.

Window SocketPelo seu desenho e tamanho é muito fácil de transportar e pode ser colocada em qualquer janela durante o dia (até mesmo numa janela de automóvel), para se poder fazer uso da energia acumulada posteriormente. É dos dispositivos mais práticos e simples idealizados até ao momento.

 

SolePower

O quarto gadget seleccionado trata-se de uma palmilha para os sapatos que aproveita a energia cinética gerada com o caminhar e transforma-a em energia eléctrica usada para colocar em funcionamento os aparelhos electrónicos. Tem incorporado um pequeno cabo com uma porta USB que permite carregar desde telemóveis a GPS’s.

SolePowerFoto: Digital Trends

Para completar a carga de um iPhone é preciso caminhar entre quatro a oito quilómetros aproximadamente e pode ser usado em qualquer tipo de calçado.

O projecto original (ainda está em fase de desenvolvimento) pertence a um grupo de estudantes da universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidows, e é apoiado pela plataforma de financiamento colectivo Kickstarter. Para mais informações sobre este projecto não deixe de ver o vídeo explicativo (em inglês):

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=P9sX32dqiQw#at=46]

Soccket

Este invento consiste numa bola de futebol mais pesada do que uma bola convencional, a qual gera energia eléctrica a partir do movimento. No seu interior existe uma lâmpada LED que se alimenta durante o jogo e que pode fornecer energia suficiente para três horas quando totalmente carregada.

SoccketFotos: Socket

SoccketFoi criada por quatro estudantes de engenharia da universidade de Harvard através da empresa Uncharted Play. Este singular objecto já deu os seus frutos em países carenciados de África, permitindo fornecer não só alguma luz eléctrica, como ainda dando a possibilidade de se brincar um pouco e criando um maior sentido de comunidade.

 

E você? O que pensa destes dispositivos? Conhece outros que mereçam fazer parte desta lista?

Deixe o seu comentário