Blog Linhaceira

11 Formas de manter as formigas fora de casa

manter as formigas fora de casa
Uma das pragas mais comuns em casa, segundo o homem, são as formigas, embora a maioria delas não constitua sequer um problema para as plantas. As únicas que são um problema são as formigas negras chamadas “podadoras” mas por outro lado cumprem uma função fundamental “poda” por mais estranha que possa parecer que esta formiga sabe como, o quê, quando e quanto podar, não prejudica a própria planta se a poda for saudável será boa para ela é curiosa, mas é assim que é.
As formigas são tão importantes que se desaparecessem os danos seriam semelhantes ao desaparecimento das abelhas. Muitas melhoram o solo e transportam sementes. De facto conheço pessoas que conseguiram cultivar com formigueiros e o pior é que formigas agem como vespas ou abelhas pois são soldados, e se forem para a guerra não pararão até que a última morra, por isso é melhor viverem juntas.
Aqui deixo então ordenados métodos menos invasivos a medidas extremas, no caso de as coisas ficarem fora de controlo para manter as formigas fora de casa.

Selar bem a casa

A melhor maneira de se livrar das formigas é evitar que elas possam entrar na nossa casa. As formigas são minúsculas, e podem encontrar milhares de locais de entrada, podem até mesmo comer betão e construir dentro das paredes os seus ninhos. O que tem de fazer é seguir os seus caminhos e detectar onde elas entram e saem e selar esses locais.
Isto também lhe dará um melhor controlo da temperatura e contas de energia mais baixas, e é um método completamente inofensivo, especialmente quando temos crianças muito pequenas ou animais de estimação.

Vinagre para eliminar as formigas na cozinha

Limpar cuidadosamente todas as superfícies da casa com uma solução de metade vinagre de álcool (ou de vinagre de maçã) e metade água.
Como bónus adicional, esta mistura pode ser utilizada para limpeza geral, substituindo detergentes comerciais cheios de toxinas.
O vinagre funciona porque as formigas odeiam o seu cheiro, e o vinagre remove os rastos de odor que utilizam para se deslocarem.

Sumo de limão

Tal como o vinagre, o sumo de limão também parece destruir os rastros de cheiro que as formigas seguem.
Neste caso temos de olhar para os locais de entrada e os caminhos que normalmente percorrem e pulverizá-los com o sumo.

Óleo essencial de menta como repelente de formigas

Este é um dos que pode dar melhores resultados. É necessário limpar muito bem as superfícies e depois limpá-las com um pano limpo e húmido contendo algumas gotas de óleo essencial de menta.
As formigas parecem não gostar do cheiro, e é amigo do ambiente, bem como seguro para os humanos, crianças e animais de estimação. Sem mencionar que a sua cozinha irá cheirar a menta fresca.

Especiarias e ervas aromáticas que afugentam as formigas

Outro dissuasor para que a sua casa tenha um cheiro fantástico! Polvilhe pimenta preta, pimenta de caiena, pimenta picante, canela, hortelã, hortelã-pimenta, pimenta picante, dente ou alho em pó, o que quer que tenha à mão, onde quer que tenha visto formigas e ao longo dos alicerces da sua casa.
Também colocar folhas de louro em armários, gavetas e recipientes.

Borras de café

Colocar as borras de café usadas no jardim e no exterior da casa. No caso de saber onde está o formigueiro, coloque tudo à sua volta.
O cheiro das borras de café ajudará a expulsar as formigas de casa.

Giz e talco para bebé

Tente desenhar uma linha de giz ou polvilhar talco de bebé onde as formigas estão a entrar na sua casa.
Funciona porque tanto o giz como o talco de bebé atuam como um repelente natural de formigas.

Cascas de pepino ou de citrinos

Podemos manter as formigas afastadas, deixando estas cascas ou peles que normalmente deitamos fora nas áreas onde se deslocam.
Isto acontece porque as cascas dos pepinos e citrinos são tóxicas para os tipos de fungos de que as formigas se alimentam, pelo que não se querem aproximar delas.

Sabão de lavar louça

Isto implica colocar uma linha muito fina de sabão em torno de rodapés, janelas, portas, e em qualquer outro lugar onde as formigas tendam a juntar-se.
Também podemos tentar deitar sabão diretamente sobre o formigueiro ou misturar o sabão com um pouco de água num frasco pulverizador e aplicar nas áreas de entrada ou de trânsito.
Espero que sejam úteis e se conhecer algum outro truque ou variante, não hesite em partilhá-lo.

Fora de controlo

Se a questão ficar fora de controlo, e não houver diálogo com a contraparte, há muitas formas naturais de os manter afastados, vou dizer-vos as que funcionaram melhor para mim.

Arroz partido

O primeiro é o método do arroz partido. É simplesmente colocar o arroz partido no caminho das formigas que estas deixam as plantas em paz e levam o arroz, o problema é que isto só as entretém durante algum tempo.
Pode adicionar uma colher de sopa de sulfato de cobre em 10 litros de água e mergulhar o arroz, deixá-lo secar e colocá-lo no caminho, ou se quiser algo mais natural, pode fazê-lo com frutos do paraíso, essas bolinhas verdes são um bom insecticida, ou com ácido bórico (bórax) que também funciona bem como insecticida, infelizmente tem de variar, porque as formigas não são estúpidas e aprendem.

Ácido Bórico ou Bórax

Esta é uma das receitas que pode dar os melhores resultados, pelo que vamos ver como se faz. Os ingredientes são:
Preparação: Misturar o açúcar com o ácido. É geralmente um pó, pode ser em comprimidos, esmagá-los e prepará-los, adicionar a água pouco a pouco e misturar, depois a preparação é armazenada num frasco de vidro, dura muito tempo (guardar num local protegido, não esquecer que é algo tóxico).
Como usar: Mergulhar um pouco de algodão na solução e colocá-lo numa tampa de plástico para garrafas, por exemplo, que transborda bem a tampa dos lados, e colocá-los na estrada, pode não ter em conta no início, mas em breve irão vê-lo e começarão a levá-lo ao formigueiro, funciona com quase todos os tipos de formigas, funciona muito bem com formigas dentro de casa, de facto é para isso que o uso.
Exit mobile version