10 conselhos sobre a administração eficiente de energia em computadores

Na hora de reduzir o nível dos consumos energéticos e custos nas empresas, a instalação de software destinado a administrar eficientemente a energia utilizada pelos computadores apresenta-se como um factor fundamental a ter em conta.

Neste artigo iremos dar alguns conselhos e falar de aspectos fundamentais que não podem ser esquecidos na implementação deste tipo de sistema.

1. Os famosos protectores de écran: As protecções de écran não administram mais eficientemente a energia. Com efeito, a utilização de protecção de écran durante toda a noite não significa poupança de energia. Pode inclusivamente fazer com que o computador use mais a sua capacidade de processamento do que simplesmente deixando o equipamento ligado.

2. Custos de chamar um especialista: É possível poupar algum dinheiro mediante uma administração eficiente da energia gasta pelos computadores. A maioria das empresa dedicadas a fornecer software de gestão de energia prevêem poupanças que oscilam entre os $20 e os $60 anuais por computador.

3. Gratuito? Sim, também gratuito: A instalação de um sistema de administração de energia poderá ser gratuito. Ainda que pareça demasiado bom para ser verdade, existem alguns programas disponíveis – na sua maioria através de empresas de serviços públicos – que permitem ganhar um valor fixo por cada PC em que se encontre instalado o referido software.

4. Resultados imediatos: A administração eficiente de energia aplicada aos computadores permitirá começar imediatamente a poupar nos custos. Além de não ser onerosa, este tipo de administração também irá ter um impacto imediato. As empresa podem instalar a maioria destes sistemas numa questão de horas começando a verificar-se imediatamente a redução do consumo de energia.

5. Que software escolher? Muitos são os fornecedores deste tipo de sistema, mas o mais certo é as ferramentas serem todas semelhantes. O website Energy Star enumera 18 opções diferente neste sentido e é possível de encontrar muitas mais no mercado. Para não se sentir indeciso na hora da escolha, será bom ter em conta que existem algumas diferenças, mas basicamente todas se apresentam com as mesmas funções.

6. Manutenção zero: Outro dos pontos a favor que apresenta a implementação de um sistema de administração de energias nos PC’s, é que uma vez instalado até nos podemos esquecer dele, graças ao facto da manutenção requerida e a resolução de problemas que poderão acontecer serem mínimos

7. Queixas zero: A administração de energia funciona sem afectar os utilizadores finais. Os departamentos de informática necessitam actualizar, rever e manter o parque de PC’s apenas em horários que não perturbem a produtividade da empresa. Acontece que os trabalhadores que desligam os seus computadores quando terminam o dia de trabalho dificultam esta tarefa, pelo que para evitar isto, os sistemas de gestão de energia apresentam-se como a ferramenta ideal.

8. Passo a passo: Será aconselhável começar a pouco e pouco. Se bem que é relativamente fácil colocar em marcha um programa de gestão de energia dentro de uma empresa, o ideal será iniciar esta tarefa com pequenos passos e até mesmo com testes piloto. Isto reduzirá em muito a probabilidade de acontecerem situações de emergências ocasionadas com eventuais problemas e obstáculos.

9. Apoio da gestão: O apoio executivo será fundamental para uma administração com êxito da gestão da energia. Os problemas eventuais que se coloquem na hora de implementar este tipo de sistema têm que ver, geralmente, com questões inerentes à organização e às politicas em geral de cada empresa.

O apoio do sector executivo ajudará a fixar da forma mais adequada possível os pressupostos necessários para a inversão inicial requerida na implementação do software, assim como também estimulará a mudança de conduta necessários entre os funcionários da empresa para garantir o êxito.

10. Verificar software pré-instalado: Se bem que este tipo de gestores de energia possam ser instalados pelo utilizador mesmo, sempre podem representar uma armadilha: cada sistema operativo possui ferramentas de administração de energia pré-instalados.

Estas são algumas ideias e sugestões que se podem revelar úteis na hora de implementar este tipo de sistema de poupança de energia dentro de um escritório. Agora, mãos à obra!

Via: GreenBiz

Deixe o seu comentário